Melhore a acessibilidade no relacionamento entre clínica e paciente

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Melhore a acessibilidade no relacionamento entre clínica e paciente

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Muito se fala sobre a importância da clínica desenvolver um bom relacionamento com o paciente, oferecendo soluções práticas para um atendimento com mais acessibilidade e comodidade.

Entende-se por acessibilidade: Possibilidade de acesso.

Ou seja, permitir a inclusão e extensão do uso à todas as frações populacionais. No entanto, muitas instituições ainda não se preocupam em manter o relacionamento com o paciente antes e depois da consulta.

Falando do mercado de modo geral, sabemos que é mais fácil manter um cliente do que conquistar outros novos.

Quando se trata das instituições na área da saúde, essa ideia não é muito diferente. Depois do paciente visitar a clínica e concluir seu atendimento, é fundamental que a instituição mantenha um vínculo com ele, realizando pesquisas, deixando-o sempre informado, etc.

A clínica pode enviar, com certa frequência, algumas dicas de recuperação, por exemplo.

Importância de fidelizar seus pacientes

São vários os fatores que influenciam na fidelização de um paciente: se ele foi bem atendido quando entrou em contato para marcar a consulta (seja online ou por telefone), se teve acesso às informações sobre o procedimento, se teve suas expectativas superadas no momento do atendimento, etc.

Outro fator importante quando se quer fidelizar o paciente é justamente esse cuidado no relacionamento pós consulta.

O paciente que criou um vínculo com a clínica e está satisfeito, seja pelo uso desses esforços por parte desta em saber como ele se sente a respeito da consulta ou mesmo pelo atendimento prestado, é o cliente que retornará e que a indicará para amigos e familiares.

Então, obviamente, a clínica que está inserida nesse tipo de ação, tem um aumento significativo na taxa de retorno.

As pessoas gostam de sentir que são importantes, e os pacientes adoram saber que alguém lembrará deles, ainda que já não estejam mais no hospital.

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Como falamos, não há dúvidas de que um bom atendimento ajuda a deixar uma boa impressão no paciente.

O que garante que da próxima vez que ele precisar se consultar vai procurar a mesma clínica? Se ele não tiver um vínculo com essa instituição não há o que o impeça de procurar outras opções.

Na hora da necessidade, mesmo que seja algo de urgência, ele vai se lembrar de todas as experiências boas ou ruins que teve e é exatamente isso que mandará na decisão sobre qual clínica é melhor.

Você deve estar se perguntando agora, como fazer esse relacionamento ser rentável e acessível para a clínica.

Algo que seja prático, não invasivo, que tenha um alcance relevante para a instituição e retorno positivo também para o paciente, correto?

Uma opção que proporciona isso e traz bastante retorno é o uso do SMS.

Sim! O SMS, apesar das redes sociais terem “dominado o mundo”. Em 2012 tínhamos 4,2% da população mundial usando o recurso de SMSs o que na época correspondia a 5x o número de usuários no facebook.

Ainda que atualmente o facebook já tenha atingido 2 bilhões de pessoas no facebook, não é todo mundo que sabe mexer na rede social. Sem contar que com tantas atualizações, o uso do site, para a terceira idade, por exemplo, é praticamente impossível.

Identificamos, portanto, que o uso de SMS ainda é a melhor forma de estreitar o relacionamento com os clientes, bem como dar instruções sobre os exames.

Como fidelizar por SMS sem perder a acessibilidade

Além de ser muito eficaz na confirmação de presença automática, o SMS também pode ser um aliado no tratamento pós consulta entre clínica e paciente.

O SMS tem um custo baixíssimo para a instituição e ainda proporciona maior acessibilidade. Por se tratar de uma ferramenta automatizada, não é necessário um operador para enviar as mensagens aos pacientes.

Já parou para pensar no tempo que você economizará com essa ferramenta?

 As ações possíveis com o SMS são várias, entre elas:

  • Montar campanhas e enviá-las a uma lista de contatos;
  • Avisar seus pacientes de que uma nova especialidade será adicionada à clínica;
  • Falar sobre as condições especiais em alguns serviços;
  • Comunicar o lançamento de uma nova unidade;
  • Enviar dicas relacionadas a saúde do paciente;
  • Estreitar o relacionamento por meio de mensagens de aniversário.

Esse é um método nada invasivo para o paciente, que terá a acessibilidade que precisa sem parar as atividades do dia a dia. Como as mensagens são curtas o paciente consegue ler em qualquer momento do dia, como for mais cômodo para ele.

Como paciente, não costumo salvar os contatos das clínicas que frequento. Por esse motivo, é muito mais prático receber uma mensagem do que uma ligação não planejada em um momento inadequado.

Se você ainda está em dúvida sobre o poder do SMS saiba que recentemente descobriu-se uma utilidade de grande importância para esse serviço aqui no Brasil. A Anatel enviará alerta de desastres naturais eminentes via SMS para pessoas que estão em área de risco.

Basta que o usuário realize um cadastro e em seguida ele será alertado sobre: deslizamentos, alagamentos e temporais.

Você pode ler mais sobre a notícia clicando aqui.

Conclusão

A ideia desse conteúdo é justamente mostrar a importância do relacionamento com o paciente no momento pós consulta.

Afinal, as clínicas precisam manter seus pacientes fiéis e consequentemente atrair mais público. Quem não quer ser cuidado por uma instituição que realmente se preocupa com o seu bem-estar, até mesmo quando você já não está mais no hospital?

Visando justamente atender essa demanda crescente, a CM desenvolveu e tem aperfeiçoado nossa ferramenta de relacionamento, o CM Envia.

Uma ferramenta que, poupando o tempo e o esforço dos colaboradores, estreita a relação da instituição com o paciente.

Se quiser conhecer mais sobre como aumentar sua taxa de retorno de forma prática e acessível, entre em contato conosco!

 

Para isso basta clicar na imagem abaixo!

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