Melhore a acessibilidade no relacionamento entre clínica e paciente

CM Tecnologia / Jornada do Paciente  / Melhore a acessibilidade no relacionamento entre clínica e paciente
Melhore-a-acessibilidade-no-relacionamento-entre-clínica-e-paciente

Melhore a acessibilidade no relacionamento entre clínica e paciente

Falamos muito por aqui sobre a importância de desenvolver um bom relacionamento com o paciente, oferecendo soluções práticas para um atendimento com mais acessibilidade e comodidade.

Entende-se por acessibilidade: possibilidade de acesso.

Ou seja, permitir a inclusão e extensão do uso à todas as frações populacionais. Entretanto, muitas instituições ainda não se preocupam em manter esse relacionamento com o paciente antes e depois da consulta.

É sempre mais fácil manter um cliente do que conquistar outros novos, e isso não é diferente na área da saúde. Depois de concluir o atendimento, existem muitas maneiras de manter um vínculo com o paciente via SMS com:

  • Realização de pesquisas;
  • Informações;
  • Dicas de recuperação, e outros.

Tudo isso com o objetivo de fidelizar seus pacientes.

Importância de fidelizar seus pacientes

São vários os fatores que influenciam na fidelização de um paciente:

  • Se ele foi bem atendido quando entrou em contato para marcar a consulta (seja online ou por telefone);
  • Se teve acesso às informações sobre o procedimento;
  • Se teve suas expectativas superadas no momento do atendimento, etc.

O paciente que criou um vínculo com a clínica, é o cliente que retornará e a indicará para amigos e familiares.

Então, a clínica que realiza ações pré e pós consulta, terão um aumento significativo na taxa de retorno. As pessoas gostam de sentir que são importantes, e os pacientes adoram saber que alguém lembrará deles, ainda que já não estejam mais no hospital.

Melhore a acessibilidade no relacionamento entre clínica e paciente

Não há dúvidas de que um bom atendimento ajuda a deixar uma boa impressão no paciente, e isso ainda garante que da próxima vez que ele precisar se consultar, vá à mesma clínica. Entretanto, se ele não tiver vínculo com essa instituição não há nada que o impeça de procurar outras opções.

Quando precisar, mesmo que seja urgente, ele se lembrará de cada experiência que teve, boa ou ruim, e é exatamente isso que o fará decidir sobre qual clínica é melhor.

Você deve estar se perguntando agora: como fazer esse relacionamento ser rentável e acessível para a clínica? Algo que seja prático, não invasivo, que tenha um alcance relevante para a instituição e retorno positivo também para o paciente?

Uma opção que proporciona isso e traz bastante retorno é o uso do SMS.

Apesar das redes sociais terem “dominado o mundo”, em 2012 tínhamos 4,2% da população mundial usando o recurso de SMSs. Esse dado correspondia, na época, a 5 vezes o número de usuários no Facebook.

Ainda que atualmente o Facebook tenha atingido 2 bilhões de pessoas, não é todo mundo que sabe mexer na rede social. Sem contar que com tantas atualizações, o uso do site, para a terceira idade, por exemplo, é praticamente impossível.

Identificamos, portanto, que o uso de SMS ainda é a melhor forma de estreitar o relacionamento com os clientes, bem como dar instruções sobre os exames.

Como fidelizar por SMS sem perder a acessibilidade

Além de ser muito eficaz na confirmação de presença automática, o SMS também pode ser um aliado no tratamento pós consulta entre clínica e paciente.

O SMS tem um custo baixíssimo para a instituição e ainda proporciona maior acessibilidade. Por ser uma ferramenta automatizada, não é necessário que um operador envie mensagens aos pacientes.

Já parou para pensar no tempo que você economizará com essa ferramenta?

 As ações possíveis com o SMS são várias, entre elas:

  • Montar campanhas e enviá-las a uma lista de contatos;
  • Avisar seus pacientes de que uma nova especialidade será adicionada à clínica;
  • Falar sobre as condições especiais em alguns serviços;
  • Comunicar o lançamento de uma nova unidade;
  • Enviar dicas relacionadas a saúde do paciente;
  • Estreitar o relacionamento por meio de mensagens de aniversário.

Esse é um método nada invasivo para o paciente, que terá acessibilidade, sem parar as atividades do dia a dia. Como as mensagens são curtas, o paciente consegue ler em qualquer momento do dia, quando lhe for mais cômodo.

Como paciente, não costumo salvar os contatos das clínicas que frequento. Por esse motivo, é muito mais prático receber uma mensagem do que uma ligação não planejada em um momento inadequado.

Se você ainda está em dúvida sobre o poder do SMS saiba que recentemente descobriu-se uma utilidade de grande importância para esse serviço aqui no Brasil. A Anatel enviará alerta de desastres naturais eminentes, via SMS, para pessoas que estão em área de risco.

Basta que o usuário realize um cadastro e em seguida ele será alertado sobre: deslizamentos, alagamentos e temporais.

Você pode ler mais sobre a notícia clicando aqui.

Conclusão

Para uma instituição melhorar sua relação com os pacientes, é necessário investir em comunicação pré e pós consulta.

Isso consequentemente atrairá mais público! Afinal, mesmo que o paciente já não esteja mais no hospital ele sentirá que a instituição está lá para ajudá-lo. Para atender essa demanda crescente, a CM desenvolveu e tem aperfeiçoado constantemente o CM EnviaEsta ferramenta poupa tempo e esforço dos colaboradores, estreita a relação da instituição com o paciente.

Se quiser saber mais sobre como aumentar sua taxa de retorno de forma prática e acessível, entre em contato conosco!

acessibilidade

assinatura-barbara - Melhore a acessibilidade no relacionamento entre clínica e paciente

 

1Comentar
Postar um comentário