CM Tecnologia / Jornada do Paciente  / Qual a diferença entre agendamento online e pré-agendamento?

Qual a diferença entre agendamento online e pré-agendamento?

Profissionais da saúde têm o costume de comparar o agendamento online com o ato de pré agendar um procedimento, dizendo que ambos são iguais. Nesse texto, explicaremos as diferenças entre eles e mostraremos qual é o mais aconselhado para cada instituição de saúde.

Isso porque a afirmação de que pré-agendamento e agendamento online são a mesma coisa não é verdadeira. Mas, afinal, o que os difere?

Antes de falarmos do funcionamento dos produtos, é importante entender a atual relevância da tecnologia dentro do mercado de saúde.

Como discutido numa edição da Jornada Paulista de Radiologia em São Paulo, as instituições precisam aumentar a produtividade e eficiência. Atualmente o setor de saúde brasileiro não se paga! 

Portanto, as instituições de saúde precisam se aliar a tecnologia para que a organização tenha um retorno financeiro positivo.

Pré-agendamento

Entendida a premissa anterior, descreveremos agora os serviços de agendamento e pré-agendamento, como eles funcionam, suas vantagens e desvantagens.

O serviço de pré-agendamento tem se tornado uma alternativa bem popular no mercado brasileiro. Entretanto, sua eficiência tem (comprovadamente) deixado a desejar… continue com a gente para entender.

O que é pré-agendamento?

Pré-agendamento é um formulário onde o paciente coloca seus dados e manifesta um interesse em realizar algum procedimento (consulta ou exame) em uma instituição. Isso pode ser feito dentro de uma página no site ou por e-mail.

Após manisfestar o interesse (efetuar o preenchimento e envio dos dados), será necessário que uma pessoa faça a triagem. Depois a instituição precisará informar se foi possível agendar, em caso negativo, é necessário responder com outra sugestão de horário.

Quando o horário não está adequado ao paciente ele precisará reenviar seus horários disponíveis a fim de conseguir realizar a consulta ou exame na instituição. Isso estende e retarda o processo de marcação, que deveria ser simples e rápido. O que não é nada bom para o paciente, porque demandará muito tempo e não será nada prático.

Para a instituição, também, não é uma boa situação, afinal ficará dependente de um funcionário para executar e operar o serviço.

Por ter esse andamento mais lento, muitos pacientes desistem de utilizar a ferramenta e acabam preferindo ligar para o estabelecimento para agendar seu procedimento. O que, na visão do paciente, é mais rápido e lhe dará menos trabalho.

Fica nítido que o pré-agendamento não é uma boa solução para a clínica, hospital, laboratório ou consultório que deseja trazer ganhos para o seu dia a dia. Porque o retorno tem sido muito baixo com uma solução desse tipo.

Agendamento Online

O agendamento online consiste em fornecer um canal para o paciente agendar seus procedimentos de maneira fácil, rápida e ágil. Consiste em um sistema que faz todo o agendamento e remarcação de maneira automatizada, sem a necessidade de um operador por trás do processo.

Essa é uma tecnologia ainda recente no mercado brasileiro, o que justifica que sua adesão ainda está em estágios iniciais por parte das instituições. Nesses últimos meses, contudo, tem tido um crescimento significativo e um aumento na adesão, tanto por parte dos pacientes quanto dos negócios que oferecem o serviço.

O grande ganho para a instituição é que devido ao seu funcionamento ser totalmente automatizado e seu funcionamento ser em nuvem, não existe a necessidade de uma pessoa para executar o serviço, gerando uma redução de até 80% nos custos com agendamento.

O paciente encontra um serviço disponível muito amigável e totalmente voltado para suas necessidades. Um levantamento feito pela nossa equipe, constatou que o paciente gasta em média 2 minutos e 14 segundos para a realização do agendamento online.

Além de ser rápido é também prático, fácil e não tem restrição de horários, ou seja, pode ser feito 24 horas por dia e 7 dias por semana, inclusive aos finais de semana.

Onde entramos nessa história

A CM Tecnologia é a atual líder de mercado em agendamento online integrado no mercado brasileiro. Para se ter uma ideia, temos milhares de clientes espalhados em todo o país, que se mostram satisfeitos com a plataforma e reconhecem a entrega.

É o caso da Unimed Volta Redonda, da cidade de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro, que tem conseguido melhorias em seu processo de agendamento e um aumento no número de pacientes agendando.

Ficou com vontade de conhecer como podemos te ajudar? Não hesite em entrar em contato conosco. Para facilitar, basta clicar nesse link e preencher algumas informações. Em breve, um de nossos especialistas em agendamento online entrará em contato com você.

CTA (2)

Sem comentários
Postar um comentário