CM Tecnologia / Jornada do Paciente  / Entenda o que é a Avaliação de Tecnologias em Saúde

Entenda o que é a Avaliação de Tecnologias em Saúde

Você já ouviu falar na expressão Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS)? De forma geral, ela se refere aos métodos usados pelos Sistemas de Saúde ao redor do mundo para  definir quais recursos tecnológicos serão incorporados ou não, bem como regular os gastos provenientes de equipamentos e dispositivos.

Vale lembrar que, por tecnologia em saúde, entende-se toda a técnica usada para levar saúde à população, como:

  • medicamentos;
  • equipamentos;
  • recursos técnicos;
  • sistemas organizacionais;
  • sistemas educacionais;
  • sistemas de informação;
  • sistemas de suporte;
  • programas e protocolos assistenciais.

Neste contexto, a ATS se apresenta com uma metodologia de investigação das consequências clínicas, econômicas e sociais decorrentes do uso das tecnologias na área da saúde. Para isso, são levados em consideração aspectos relacionados à eficácia, efetividade, segurança e custos.

Com um enfoque abrangente, as avaliações analisam diferentes fases do ciclo de vida da tecnologia – inovação, difusão inicial, incorporação, ampla utilização e abandono – por meio de diferentes perspectivas.

De posse dos resultados da pesquisa, os gestores das instituições de saúde, órgãos governamentais e organizações civis podem tomar decisões coerentes e racionais quanto à incorporação de novos procedimentos.

O usuário final também é beneficiado por ter acesso à legitimidade, benefícios e/ou implicações de um tratamento disponível no mercado, além de também poder fazer comparações de acordo com preço e eficiência.

A Avaliação de Tecnologias em Saúde tem diversos estudos que apontam as consequências tanto a curto quanto a longo prazo da adoção de determinado processo. Um deles é voltado ao aspecto econômico, buscando otimizar os recursos da instituição.

Com isso, é possível humanizar os atendimentos, oferecer uma escuta qualificada e criar projetos terapêuticos e singulares. Consequentemente garante-se assim a descentralização do poder de decisão e a contenção de gastos desnecessários.

Benefícios do uso de tecnologias em saúde

Por ser um mercado muito conservador e muitas vezes gerenciado por profissionais de formação voltada para o atendimento médico, algumas inovações tecnológicas acabam demorando para serem introduzidas nas instituições.

Entretanto, é preciso entender que tecnologia e saúde são aliadas quando se trata de estabelecer maior interdependência técnica aos procedimentos. Sendo assim, referem-se a um amplo conjunto de disciplinas, setores e interesses, apresentando benefícios como:

  • abordar questões epidemiológicas, econômicas e políticas;
  • integrar gestores e profissionais de saúde;
  • coordenar as necessidades do mercado e dos pacientes;
  • aproximar os setores técnico, administrativo, de informação e atenção à saúde;
  • orientar a tomada de decisões multidisciplinares;
  • minimizar problemas clínicos.

Uso da tecnologia para melhorar o atendimento

A tecnologia pode e deve ser usada para melhorar a qualidade da informação e apoiar a gestão dos recursos. Entretanto, o processo de informatização dos hospitais e serviços de saúde continua muito lento.

As tecnologias sociais compreendem o que está voltado para a organização, administração, legislação e sistemas de vigilância. Essas ferramentas podem ser usadas na tomada de decisões, que afetam os gestores de diversas áreas.

O impacto está diretamente relacionado às condições socioeconômicas, de trabalho e comunicacional. As soluções estão ligadas a novas abordagens mercadológicas, como softwares de agendamento, que podem impulsionar mudanças significativas.

Devido à dinâmica existente no mercado da saúde, é fácil conhecer as tendências de maquinários. Entretanto, isso funciona de uma maneira diferente quando o assunto são as ferramentas administrativas.

Com um trabalho integrado e coordenado de ações é possível melhorar o atendimento, levando em conta, por exemplo, que um paciente insatisfeito nunca mais voltará à instituição que o atendeu mal.

Pensando assim, é necessário proporcionar uma experiência boa desde o agendamento até o acolhimento. Para isso, é necessário que a instituição utilize processos bem estruturados que permitam que os profissionais se atentem mais ao serviço humano do que às etapas burocráticas.

Uma das ferramentas à disposição é o software Central de Marcação Online, que permite maior autonomia ao paciente na marcação de consulta e procedimentos, facilitando a rotina e otimizando os recursos da instituição.

O melhor é que o modo como o sistema operacional funciona favorece a maximização dos recursos e vai ao encontro dos resultados obtidos pelas pesquisas de Avaliação de Tecnologias em Saúde.

Esse conteúdo lhe foi útil? Você confere diversos artigos como este em nosso blog!

CTA

Sem comentários
Postar um comentário