CM Tecnologia / Jornada do Paciente  / CM Confirma: Confirmação de consultas e exames

CM Confirma: Confirmação de consultas e exames

Vivemos atualmente em um mundo onde a telefonia está cada vez mais presente na vida das pessoas. O serviço móvel chegou no Brasil em 1990, com o processo de globalização houve evolução na tecnologia. Isso promoveu mais  qualidade, velocidade e conexão à vida das pessoas no país.

O Brasil está entre os 5 países com mais aparelhos celulares do mundo! O número de linhas telefônicas ativas já ultrapassa o total de habitantes do país.

Em 2016 tínhamos mais de 283 milhões de linhas, isso significa que já existiam 1,37 delas para cada cidadão, imagine agora!

O público brasileiro aderiu mesmo ao SMS 1999 quando as operadoras telefônicas permitiram a circulação entre suas concorrentes.

Confirmação de consultas e exames em sua clínica, hospital ou laboratório

O SMS independe de internet, atingindo maior público mais agilmente, ele possui um limite de 160 caracteres por mensagem.

Foi a partir dessa revolução que surgiu o uso de abreviações, para que as mensagens fossem entendidas em poucos caracteres.

Em 2009 surgiu o Whatsapp, quee também é um serviço de mensagens instantâneas, porém, dependente de internet. Em 2016, o serviço já possuía mais de 900 milhões de usuários ativos e atualmente está presente no mundo inteiro.

Ele não possui limite de caracteres e permite o envio de imagens, vídeos, arquivos em PDF, gifs e mensagens de voz.

Entretanto, mesmo sendo mais atual que o SMS, o whatsapp praticamente não há integração com outros serviços. Por meio dele seria impossível realizar  o envio de mensagens de confirmação para pacientes de clínicas e hospitais. Já que o aplicativo ainda não permite uma integração homologada com serviços externos.  

 CM Confirma: confirmação de consultas e exames, como funciona?

Mais uma das soluções da CM Tecnologia, o CM Confirma é um sistema que dispara SMS e e-mail. A partir de um prazo determinado, de 24 ou 48 horas antes do procedimento, o paciente recebe uma mensagem.

Essa mensagem funciona tanto para lembrar o paciente do procedimento, quando para que ele confirme ou não a presença. Depois da resposta, o sistema faz a leitura automática das respostas que vão imediatamente para o sistema de gestão.

Se a resposta for positiva, o sistema informa a base de dados da instituição e o status é confirmado.  No caso de resposta negativa o sistema desmarca automaticamente o procedimento, deixando a agenda livre para outro paciente que necessite.

Para que esse sistema funcione corretamente deve ocorrer uma integração com o sistema de gestão (ERP) usado pelo cliente. Isso possibilitará o envio e o retorno automático das mensagens.

Além de diminuir a taxa de no show, a ferramenta simplifica o trabalho da atendente. Ela não precisará fazer mais tantas ligações para confirmar consultas e isso acaba reduzindo os custos da empresa.

Atualmente 98% das pessoas abrem as mensagens de SMS, e mais de 40% já respondem se vão ou não comparecer. Essas estatísticas provam como a ferramenta é efetiva, desta forma a equipe de call center poderá focar seus esforços em outras coisas mais importantes.

Quando feita por ligação, a confirmação pode incomodar o paciente e caso não seja atendida, a atendente terá que insistir para contactar o paciente. Por ser menos invasivo que uma ligação, o paciente pode ler e responder o SMS quando lhe for mais oportuno. 

Confirmação de consultas e exames em sua clínica, hospital ou laboratório

Porque não usamos o WhatsApp para confirmação?

Frequentemente nossos clientes perguntam sobre a adaptação do CM Confirma para Whatsapp, a explicação você confere abaixo:

1#

O SMS nos da maior garantia de entrega das mensagens, pelo fato de este serviço não depender de internet e funcionar em qualquer aparelho.

2#

Atualmente mais de 70% da população brasileira possui celular, destes apenas 47% usam a função de internet.

3#

O aplicativo não possui API (Interface de Programação de Aplicativos) homologado. Isso significa que ainda não existe uma autorização segura para integrar com esse serviço. 

Se integrássemos nosso produto ao WhatsApp, não teríamos garantias de que o serviço não seria cortado pelo aplicativo. A CM preza em oferecer o melhor serviço possível, sem brechas para infortúnios. Além disso, não existem custos em relação às operadoras telefônicas para o nosso envio automático de SMS.

Conclusão

Para disponibilizarmos o melhor a nossos clientes, optamos pela utilização do serviço que garante segurança e que  integração segura.

O SMS ainda atinge mais pessoas no do que o WhatsApp no Brasil por mais que a tecnologia tenha evoluído bastante. Isso acontece porque no nosso país ainda existe grande desigualdade social e consequentemente muitas pessoas sem internet.

O serviço de mensagem de texto das operadoras está presente em todos os aparelhos celulares, diferentemente da internet.  Além disso, a falta de homologação do API, nos faz optar por alfo um pouco mais primitivo, mas que trará maiores resultados.

Desta forma, Garantimos um serviço 100% correto e integrado, que não corre o risco de ser desabilitado sem aviso prévio.

Quer saber mais sobre o CM Confirma, ou sobre a cm tecnologia? Clique no botão abaixo!

Botão xikizin

Sem comentários
Postar um comentário