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Como o CMConfirma reduz os custos operacionais da sua instituição!

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À primeira vista, lidar com pacientes que não comparecem às consultas parece um problema comum a todas as instituições de saúde.

O tema, justamente por sua importância, ganha destaque nos jornais de tempos em tempos. Em fevereiro, por exemplo, o Jornal do Povo evidenciou que metade dos pacientes não comparece aos exames e consultas médicas em Três Lagoas. Os números relativos a 2018 impressionam: foram 60.212 exames e 47.737 consultas marcados, mas sem sucesso.

Em março, foi a vez de o G1 entrar na pauta, destacando que quase 23% dos pacientes não comparecem às consultas em Poços de Caldas – porcentagem que afeta milhares de pessoas na fila para serem atendidas. Em números, dos 22 mil atendimentos, cerca de 4.900 processos envolveram pacientes ausentes. Preocupante, não?

Por fim, no início de maio, o portal O Ribanense foi enfático ao afirmar que quase 20 mil pacientes agendaram e desperdiçaram suas vagas em clínicas e hospitais de Linhares. Isso significa que, semanalmente, cerca de 300 pacientes não compareceram, o que certamente causou prejuízos às instituições.

Agora observe este cenário, composto por regiões diferentes, mas fenômenos similares. Em todos os casos, trata-se de organizações que não receberam com antecedência o comunicado de ausência do paciente. A curto prazo, como mudá-lo? A resposta é mais simples do que se imagina.

O que você sabe sobre o CMConfirma?

Se essa é a primeira vez que você ouve falar na nossa ferramenta, talvez o próprio nome te diga algo. Afinal, ele se refere a um módulo exclusivo para confirmação automática de exames e consultas.

O software funciona basicamente dessa maneira: com 48 horas de antecedência, um e-mail é enviado para o seu paciente. Caso ele não responda com um sim ou não, em 24 horas, enviamos outra mensagem, dessa vez por SMS. Assim, ele tem a opção de confirmar ou cancelar sua presença… isso tudo a apenas um toque de distância.

Vale lembrar que as respostas são gravadas automaticamente em seu sistema de gestão. Assim, é possível não só rearranjar a agenda nos casos de desistência, mas ter uma média da quantidade de pacientes que de fato comparece à sua clínica.

Legal, né? Para te ajudar a compreendê-lo ainda mais, ao longo desta leitura, compartilharemos alguns motivos para contar com nosso software no seu trabalho. É provável que, se você ainda não se convenceu sobre investir no produto, sua opinião mude até o final.

Por que o CMConfirma é a escolha certa para sua instituição?

Porque a confirmação de consulta é gratuita

Você, mais do que ninguém, sabe que as atendentes costumam ter que ligar para cada paciente a fim de confirmar um procedimento agendado. Este é um trabalho que, além de cansativo, envolve questões como encontrar a linha telefônica do paciente ocupada ou correr o risco de o atrapalhar durante uma atividade importante.

Se evitar ligações invasivas é um ótimo argumento para confirmar presenças via software, reduzir os custos de tais ligações é ainda melhor. Afinal, por atuar via e-mail/SMS, o CMConfirma é a garantia de que sua instituição não terá faturas altas de telefone no final do mês, principalmente se as chamadas até então forem realizadas por meio de telefone fixo.

Além disso, ao fazer o disparo simultâneo das confirmações, você certamente receberá a as respostas em um prazo menor de tempo. Ponto para sua instituição, que gasta menos, e para sua atendente, com mais tempo para tarefas que realmente necessitem dela.

Porque o software não precisa de operador

Ainda pensando no esforço humano, vale lembrar que um software do tipo opera de forma autônoma, ou seja, sem a necessidade de um operador.

Em outras palavras, ao optar por ele, sua instituição acaba não precisando contratar mais profissionais para realizar chamadas e confirmar os procedimentos. Assim, além de uma alternativa high tech, o CMConfirma gera uma boa economia para o seu negócio, que não precisa se preocupar com os encargos envolvidos em uma admissão, por exemplo.

Porque você evita o absenteísmo

Como bem lembrado no início desse post, pacientes faltantes costumam ser o maior inimigo do faturamento de clínicas e hospitais. O estimado é que, a nível nacional, o número desse fenômeno seja algo em torno de 30%.

Aqui, vale lembrar que a ausência de quem marca uma consulta nunca é apenas um ato de má fé, mas pode significar que a pessoa não foi informada da data do procedimento. Acontece muito de, em meio à correria, boa parte dos pacientes acabar se esquecendo do agendado, algo que só se potencializa quando a clínica não o contata para relembrá-lo. Como resultado, nada de comparecer no consultório como se espera… e o aumento da taxa de absenteísmo.

Em situações como essa, a tecnologia pode ser uma grande aliada. O timing do CMConfirma, por exemplo, é bastante assertivo: ao enviarmos mensagens de confirmação 48h e 24h antes do procedimento, garantindo que seu paciente confirme ou desmarque a consulta/exame previamente. Os números da ferramenta também são animadores: 50% de índice médio de resposta, com 90% das mensagens lidas após três minutos do envio  – e o no-show para marcações confirmadas reduzido de 40% a 60%.

Aliás, essa é uma ótima alternativa para os que não se sentem à vontade para ligar na clínica e desmarcar no boca a boca.

Porque vem novidade por aí!

Cmconfirma wpp2

Além do SMS e e-mail, em breve, mais um canal adicional de comunicação estará disponível em nossa ferramenta: o Whatsapp. A escolha vem num contexto em que a rede social é usada por cerca de 1,5 bilhão de pessoas no mundo, milhões destes brasileiros.

A ideia é que o cliente fique à vontade para escolher os canais que deseja (e-mail, SMS, Whatsapp ou os três juntos) e criar uma workflow de prioridade de envio por canal. Com o tempo e por meio do software, será possível determinar em quais meios os pacientes se sentem mais confortáveis, proporcionando envios mais assertivos com base no perfil mapeado!

Se você ficou interessado no nosso software, já sabe: é só nos contatar!

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