CM Tecnologia / Jornada do Paciente  / Corte de gastos para a otimização do sistema: entenda a economia em saúde

Corte de gastos para a otimização do sistema: entenda a economia em saúde

Corte de gastos para a otimização do sistemaA informação de que os custos em saúde são altíssimos, e de que tanto governos quanto empresas particulares ficam no prejuízo já é senso comum entre a maioria da população.Contudo, são poucos os que realmente reconhecem o corte de gastos como uma área de atuação que pode trazer diversos benefícios aos sistemas públicos e privados do setor.

Aliando os conhecimentos de economia empresarial às melhores práticas de gestão em saúde, a economia em saúde visa analisar um cenário diferenciado, no qual a saúde é vista sob a ótica empresarial, precisando, por isso, gerar resultados positivos.

Porém, o fator humano acaba sempre sendo uma barreira para a perfeita compreensão da economia em saúde, já que vidas não podem ser limitadas a números ou a valores financeiros.

Sob a ótica da economia em saúde é possível, sim, promover a redução de gastos em
hospitais e clínicas sem perder a qualidade dos serviços, prezando pela otimização de recursos e pelo aumento da produtividade.

Veremos, neste artigo, algumas soluções para promover a economia no setor de saúde e, assim, garantir a sustentabilidade do sistema, seja ele público ou particular. Então acompanhe:

Capacitação de profissionais reduz custos em hospitais e clínicas

A falta de preparo de muitos profissionais de saúde acaba por elevar o desperdício de materiais, medicamentos e outros vários recursos que oneram a gestão em saúde e impactam direta e negativamente a eficiência do sistema.

Constantes capacitações permitirão que os profissionais se sintam mais preparados para o dia a dia dos centros de saúde, contribuindo consideravelmente para evitar o desperdício e, assim, melhorar a eficácia do sistema, que deixa de ficar sobrecarregado com inúmeras despesas desnecessárias.

Desenvolvimento de processos de atendimento melhoram a gestão

Os centros de atenção à saúde, como hospitais e clínicas, devem ser gerenciados como uma empresa, com processos definidos, responsabilidades delimitadas e controles internos muito bem elaborados.

Ao adotar a gestão por processos é possível não só proporcionar uma significativa redução de custos em hospitais e clínicas, mas otimizar o atendimento, melhorar o ambiente de trabalho e contribuir para equipes de saúde menos comprometidas pelo estresse e pelo cansaço.

Os processos em empresas de saúde devem ser registrados em documentos internos e repassados a todos os funcionários, visando a completa conscientização sobre as normas e os procedimentos da gestão. A partir do treinamento sobre tais processos, os funcionários se tornam mais aptos a exercer suas funções e contribuem também para a eficiência de toda a gestão.

Leia nosso e-book: eficiência no Atendimento em Clínicas e Hospitais e veja como melhorar seu atendimento e entregar mais valor ao seu cliente.

Adoção de tecnologias de automação promovem a economia

A gestão em saúde se torna mais eficiente à medida que são adotados sistemas de automação de agendamentos, consultas, emissão de notas fiscais e documentos de pacientes, assim como sistemas de gestão hospitalar e clínica que facilitam e integram toda a parte administrativa da unidade de saúde.

Com o devido suporte tecnológico, os profissionais de saúde podem se dedicar à sua principal ocupação: o cuidado com o ser humano. Assim a parte operacional do seu trabalho é destinada a softwares e sistemas que promovem maior produtividade e segurança para as informações.

Além disso, com a integração entre setores, o compartilhamento de informações se torna automático e o retrabalho é eliminado praticamente por completo.

Como se pode perceber, a economia em saúde é uma preciosa aliada na melhoria da gestão em saúde e pode contribuir significativamente para a redução de custos do setor. É preciso apenas que haja um entendimento mais aprofundado sobre sua abrangência e poder de transformação, principalmente na redução de custos em hospitais e clínicas.

Viu só como a otimização do sistema pode ajudar muito na economia em saúde? Ficou mais alguma dúvida ou tem sugestões a dar? Comente aqui e compartilhe!
banner-artigo-ebook-otimizacao-call-center

Sem comentários
Postar um comentário