A importância da identidade visual da instituição

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A importância da identidade visual da instituição

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Identidade visual da instituição

A imagem empresarial de uma instituição surge e se desenvolve ao passo que todos os elementos de comunicação com o público externo (tanto pacientes, quanto a sociedade em geral) estejam dentro de um padrão uniforme na apresentação de seus produtos ou serviços, em todas as manifestações gráficas, incluindo marca, logotipo, tipografia e cores.

Além disso, há também a identidade visual da instituição em si, do local físico, e para uma organização de saúde isso é extremamente importante. A evidência física é o ambiente em que o serviço é realizado e em que a empresa e o paciente se interagem.

É nele que o paciente irá passar grande parte do tempo em seu atendimento, e como exemplo, podemos dizer que é muito mais fácil se sentir bem em uma sala de espera confortável, com algum tipo de distração, o que aumentará consideravelmente a satisfação do paciente.

Porém, antes de entrarmos nestes termos, vamos entender o que é, de fato, a identidade visual aplicada em uma instituição de saúde.

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O que é identidade visual

A identidade visual de uma clínica, laboratório, consultório médico ou hospital é o agrupamento de alguns elementos como símbolos, cores, tipografia e até mesmo a decoração do ambiente físico.

Essas características organizadas e agrupadas de acordo com a proposta da instituição irão construir a imagem que a organização deseja passar ao seu público.

Estão presentes no conceito da identidade visual o logotipo, o site, cartões, sinalização interna e até mesmo o uniforme dos profissionais da instituição.

Tais elementos organizados com coerência irão permitir que seu paciente diferencie sua instituição das outras do mesmo ramo, e se identifiquem com ele, aumentando assim a credibilidade e possibilidade de fidelização.

 

Como criar uma boa identidade visual para a instituição

Para se obter uma boa identidade visual em sua instituição de saúde, muito planejamento será necessário. Deve-se ter em mente o público alvo da instituição.  As especialidades da mesma, e como deseja que os pacientes reconheçam a organização. A partir daí, é possível começar a colocar as “mãos na massa”.

É importante lembrar que todos os elementos e estratégias de comunicação que serão utilizados devem ser pensados com o objetivo de atrair o paciente certo (o seu público alvo) até a sua instituição.

Uma estratégia importante da identidade visual na área digital é ter um site personalizado, e pensado na experiência de quem irá acessá-lo, com linguagem e nomenclaturas próprias, design responsivo (que se adapta às telas de qualquer dispositivo), imagens adequadas, formulários para contato e cadastro, conteúdo relevante e presença nas redes sociais.

 

Padronização

Para que o trabalho da criação da identidade visual dê certo, é necessário seguir um certo padrão.

No ambiente físico, o uniforme dos funcionários deve seguir as cores da logomarca da instituição. Estes devem ser utilizadas sempre que possível para que o paciente possa relacioná-la à empresa.

Por exemplo, a logo que aparece no site da instituição, deve ser a mesma da placa de entrada, dos uniformes dos funcionários e dos materiais institucionais.

Deve-se sempre priorizar a produção de qualidade. Buscando fornecedores que entreguem as peças com ótima impressão e fidelidade de cores.

É importante lembrar que sendo uma instituição de saúde. A identidade visual deve prezar por certa discrição para não perder a credibilidade diante do público alvo.

Depois disso. É partir para a produção de conteúdo utilizando sempre a identidade da instituição, para que ela fique no subconsciente de seu publico.

Identidade visual da instituição

Foque no marketing de conteúdo

Após feito o site da instituição, seguindo a identidade visual da empresa, foque no marketing de conteúdo.

As publicações da instituição devem oferecer conteúdo e não apresentarem apenas estratégias de autopromoção. Além disso, os comentários de pacientes devem ser monitorados, pois têm o  potencial de influenciar na inferência de credibilidade.

Você deve disponibilizar ao seu paciente informações relevantes e de alta qualidade. Para que assim ele se torne um paciente mais exigente. E se ele for mais exigente, com certeza exigirá um serviço de maior qualidade, de você e do seu negócio.

E este conteúdo deverá ser gerado através de todos os recursos possíveis que estão disponíveis digitalmente: site, blog, redes sociais, e-mail marketing, envio de SMS… 

Além de isso possibilitar com que seu site apareça nas primeiras posições do Google. Um bom conteúdo irá transmitir maior credibilidade da sua instituição para o seu público.

A seguir, vamos mostrar alguns exemplos dos tipos de conteúdo ricos que sua instituição pode produzir. Para desta forma, atrair novos pacientes, fidelizar os antigos e poder utilizar sua logomarca para marcar presença e ser lembrado por ela.

 

Blog Post

Um blog é uma das formas mais eficazes de atrair visitantes para o seu site e construir credibilidade.

Os assuntos devem ser variados, para otimizar a pesquisa de ainda mais usuários. Porém, sempre dentro de suas áreas de especialização, ou das áreas que a instituição possui serviços, para sempre passar credibilidade a quem lê.

Dessa forma, é ainda mais provável que a instituição e os profissionais de saúde que nela trabalham se tornem referência no assunto. E cada vez mais pacientes serão conquistados e fidelizados.

 

eBooks

eBooks são, literalmente, livros eletrônicos. São a melhor maneira de transmitir todo o conhecimento de um profissional de saúde sobre um assunto específico através de material educacional.

Ele pode ser voltado tanto para pacientes quanto para outros profissionais da área, ampliando assim, sua base de contatos. Este tipo de conteúdo é muito indicado para aumentar sua lista de potenciais pacientes.

O eBook pode ser acessado por meio do site ou blog da instituição. Através do preenchimento de um pequeno formulário com informações de contato, como nome e e-mail.

Desta forma, constrói-se a melhor reputação online da instituição e ainda aumenta sua lista de contatos para futuras comunicações por e-mail (como citamos no tópico de e-mail marketing).

 

Conclusão

Uma imagem institucional forte implica uma maior coerência de comunicação. O que automaticamente traz mais credibilidade para a organização de saúde.

Por fim, é importante contratar uma empresa confiável e ter profissionais de qualidade para criar a identidade visual da empresa.

Seguindo padrões harmônicos e mantendo certa discrição na sua marca. A identidade visual só trará benefícios para a instituição.

Já que depois de um tempo, o público passa a ligar automaticamente a imagem ao serviço. O que irá atrair o paciente para a instituição e fidelizar os antigos.

 

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