CM Tecnologia / Jornada do Paciente  / Entenda qual a importância da administração em saúde

Entenda qual a importância da administração em saúde

Afinal, pensando na área médica, o que é e qual a importância da administração? Administrar é adaptar técnicas de gestão para dirigir uma instituição, tendo por objetivo integrar conhecimentos de vários setores. Logo, quando se fala no tema pensando na saúde, atribui-se ao setor a responsabilidade de otimizar rotinas e melhorar a experiência dos pacientes.

Por isso, a administração hospitalar é voltada à melhora do resultado dos serviços e produtos oferecidos no centro clínico. Isso exige do profissional a capacidade de coordenar pessoas e criar um planejamento que seja aplicável e replicável.

O caminho para chegar aos objetivos organizacionais é criar metas possíveis, que aumentem a produtividade e o lucro. Desse modo, consegue-se otimizar processos manuais, reduzir gastos, evitar desperdícios e fidelizar usuários.

Geralmente, o administrador assume diversas funções, que envolvem o controle de equipamentos, materiais e pessoas. Para assumi-las com eficiência, é preciso ter a capacidade de identificar e solucionar problemas, além de tomar decisões importantes.

Administração em saúde em nível acadêmico

A formação acadêmica voltada à administração em saúde tem o objetivo de preparar o profissional para ocupar cargos complexos de posições gerenciais. Para isso, são fornecidos conhecimento direcionado e auxílio no desenvolvimento, qualificação e competências de gestão em saúde.

Para ingressar em um curso como este, é preciso ter uma formação prévia em medicina, enfermagem, cinesiologia, nutrição ou odontologia. Outras opções são para aqueles que já têm uma formação voltada para a administração se especializarem.

As disciplinas da grade curricular envolvem diversas áreas do conhecimento, o que inclui economia, contabilidade, marketing, qualidade de serviços e gestão estratégica.

Com isso, futuros administradores terão domínio sobre as condições operacionais que envolvem o campo, podendo assumir cargos estratégicos e gerenciais em clínicas, projetos de pesquisa, universidades e demais áreas relacionadas.

A importância da Acreditação Hospitalar

Um bom administrador sabe que cumpriu com excelência seu trabalho quando consegue a Acreditação Hospitalar. A certificação de qualidade é feita com base em padrões pré-estabelecidas para melhorar o gerenciamento de instituições de saúde.

Envolve desde a garantia de uma assistência de qualidade até a governança corporativa. Por exigir o cumprimento de diversas normas, quando a organização consegue este reconhecimento, obtém naturalmente maior retorno positivo.

Podendo apresentar-se como um diferencial competitivo, ainda é uma poderosa ferramenta de gestão, uma vez que estimula o progresso estratégico. O processo força, de forma positiva, a instituição a manter-se atualizada.

Tecnologia a favor da administração em saúde

Para potencializar a administração, existem ferramentas de gestão que otimizam os processos manuais. Adotar um sistema que integre as diferentes áreas e agrupe informações agiliza a rotina e melhora o tempo dos colaboradores.

Conhecidos como ERPs, os sistemas operacionais podem ser integrados a outros softwares que personalizam o atendimento. As vantagens incluem questões de ordem financeira, organizacional e de prestação de serviços.

Uma urgência que pode ser resolvida pela tecnologia é a experiência do paciente. Toda a jornada pode ser aperfeiçoada para resolver a demora no atendimento e diminuir a taxa de absenteísmo.

Contratar um sistema responsivo e interativo fará uma grande diferença nos resultados finais. É possível implantar agendamento online, confirmação de procedimentos e pagamento automático, por exemplo.

O uso de métricas na administração hospitalar

Para saber exatamente quais pontos precisam de melhora ou investimento, o administrador pode usar métricas. Elas o ajudarão a permanecer fiel à estratégia inicial, aprimorando o desempenho dos funcionários e guiando os caminhos a serem seguidos.

O bom indicador é o que mensura com precisão as coisas que necessitam de avaliação. Isso varia de acordo com a instituição, que deve ter métricas exclusivas e alinhadas com o tipo de serviço prestado aos pacientes.

Usar corretamente essas informações terá impacto positivo na competitividade dentro do setor de saúde, o que contribui para uma gestão eficiente e favorável.

Ao longo deste post, você descobriu, além de qual a importância da administração, como ela pode melhorar as métricas fundamentais da gestão hospitalar. Que tal aplicar o que você aprendeu no dia a dia do seu hospital? Ele terá resultados surpreendentes. Isso só depende das competências do administrador.

CTA (1)

Sem comentários
Postar um comentário