A jornada do paciente no agendamento de consultas e exames

CM Tecnologia / Jornada do Paciente  / A jornada do paciente no agendamento de consultas e exames
Jornada do paciente com o agendamento de consultas e exames

A jornada do paciente no agendamento de consultas e exames

Jornada do paciente com o agendamento de consultas e exames

A experiência positiva do paciente deve ser sempre uma das principais preocupações de uma instituição que atue na saúde, e melhorias no atendimento só contribuem para isso.

E neste mercado, o cenário está se encaminhando cada vez mais para a informatização e facilidade de atendimento.

Clique aqui para fazer o download gratuito das medidas essências para aumentar a eficiência no atendimento em clínicas e hospitais

Num primeiro momento já é possível, ao invés de precisar ligar para a clínica ou hospital, basta entrar no site da instituição e realizar o agendamento online, com poucos cliques.

Adotar o sistema de agendamento online em sua instituição trará segurança, conforto e otimização do tempo para os dois lados, tanto para o da instituição, quando para o do paciente.

Agora você pode proporcionar ao paciente diversas novas facilidades no seu atendimento que trazem inúmeros benefícios para ambas as partes.

Além disso, o paciente pode confirmar todos os procedimentos agendamento com apenas 1 click e pagar seus procedimentos particulares online e de maneira automática.

Não parando por ai, a instituição tem ainda em suas mãos ferramentas para garantir a interação no pós consulta. Facilitando o contato com o mesmo.

Portanto, iremos apresentar como é toda a jornada do paciente que deseja marcar qualquer procedimento online na organização que possui o sistema de agendamento online da CM Tecnologia, empresa líder em Agendamento Online Integrado no Brasil. No final iremos te mostrar como os produtos se comunicam entre si e podem trabalhar em conjunto.

CMO (Central de Marcação Online)

A CMO é uma plataforma de agendamento online de consultas e exames totalmente integrada ao sistema de gestão de hospitais, clínicas ou laboratórios.

Em um primeiro momento, o paciente acessa o website da instituição ou o link disponibilizado a plataforma e posteriormente é redirecionado para o sistema de agendamento online.

Dentro da ferramenta é aonde ele vai agendar o procedimento dentro da instituição.

Recomendamos pra você: Como o agendamento online pode ser mais vantajoso que o call center

Fazendo uma breve comparação com o agendamento que é feito via call center: Enquanto pelo call center o paciente tem que pegar o telefone, esperar um longo tempo para conseguir completar a ligação (na grande maioria dos call center brasileiros há uma longa fila de espera para ser atendido), ser redirecionado algumas vezes, conversar com a atendente, ver se tem horário e depois marcar horário. E caso, ele precise remarcar o procedimento terá que passar pelo mesmo processo novamente.

“26% dos pacientes não conseguem marcar seu procedimento na primeira ligação”

Por outro lado o agendamento online pode ser feito em apenas 4 simples passos e tem uma duração média de 2 minutos e meio, que são:

  • Escolha do procedimento a ser realizado;
  • Escolha do horário para realizar o procedimento;
  • Verificação dos dados selecionados;
  • Confirmação do agendamento.

Para o usuário, o caminho é simples. Basta cadastrar os seguintes dados no site da instituição:

  • CPF;
  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Sexo;
  • Email;
  • Celular;
  • Telefone;
  • Criar uma senha.

Após isso, ele escolhe se a consulta será feita pelo convênio ou se será particular. Caso seja a primeira opção, ele deve escolher:

  • Convênio;
  • Plano;
  • Número da carteirinha.

Depois, é só fazer o cadastro e escolher a especialidade médica na qual o paciente precisa ser atendido, o horário, o profissional e pronto, o procedimento já está agendado.

Da próxima vez que o paciente precisar agendar uma consulta na mesma instituição, basta usar o CPF e senha que ele já cadastrou, tornando o processo ainda mais rápido.

Vale frisar que as pessoas nos dias de hoje tem pouco tempo disponível, devido a vida cotidiana corrida do século XXI, e uma ligação como essa demoraria no mínimo uns dez minutos, gerando um transtorno enorme e um nível de satisfação baixíssimo.

“O agendamento online funciona 24/7, ou seja, 24 horas por dia 7 dias por semana”

Com isso, o paciente poupa tempo e ganha em eficiência e satisfação, enquanto a instituição fica com menos problemas para resolver e dessa forma, consegue prestar um serviço de excelente qualidade para seu paciente.

Dessa forma, a experiência do paciente passa a ser bem melhor, além da redução de custos propiciada com a solução: reduz 80% os custos com atendimento.

 

CM Pague

O CM pague é uma plataforma de pagamento de consultas e exames particulares que está inserido dentro da plataforma de agendamento online (Central de Marcação Online), que foi mencionado no tópico anterior.

A ferramenta garante uma maior facilidade na realização do pagamento, sem correr o risco de inadimplência. Ou seja, o risco de não receber é zero.

Além de oferecer ótimas condições de pagamento para quem está agendando consultas ou exames na instituição.

Isso tudo sem falar na tranquilidade e praticidade ao ser possível realizar o fluxo completo de agendamento e pagamento da consulta de uma só vez, e ao chegar na instituição no dia da consulta, o atendimento ser mais ágil e eficiente, pois o pagamento já terá sido realizado.

Dessa forma, além de facilitar as atividades do dia a dia da instituição de saúde, o CM Pague irá aumentar a satisfação e melhorar significativamente a experiência do paciente.

Todos os clientes que utilizam a plataforma de agendamento online CMO podem aderir ao CM Pague, que funciona da seguinte maneira:

Primeiramente, o paciente acessa nosso sistema de agendamento online no site da instituição. Após isso, escolhe agendar seu procedimento como “Particular”, e escolhe seu procedimento, data, horário, médico, etc.

Feito isso, falta apenas pagamento dos procedimentos escolhidos, podendo ser à vista ou parcelado.

O valor para a utilização dos serviços terá seu custo apresentado na plataforma CMO e as consultas e exames agendadas só poderão ser realizadas quando o pagamento for confirmado no sistema.

Por fim, se por responsabilidade exclusiva da instituição o atendimento previamente agendado e não for realizado, a mesma tem a obrigação de restituir o valor pago ao paciente.

Lembrando que o pagamento de consultas trabalha junto com o agendamento. Se quiser conhecer melhor o produto é só acessar a página do CMPague.

A jornada do paciente no agendamento de consultas e exames

CM Confirma

Após o agendamento do procedimento concluído, o CM Confirma dispara SMS e E-mail  para os pacientes com o prazo de antecedência pré-determinado (24 horas, 48 horas antes do procedimento), mas não apenas como um lembrete, e sim também como uma mensagem de confirmação.

O sistema faz a leitura as respostas e passa para o sistema de gestão, utilizado pelo cliente, imediatamente.

O algoritmo desenvolvido por nossa equipe faz a leitura da resposta enviada pelo paciente e depois vai até o sistema de gestão informando se o paciente está confirmado ou desmarcando a consulta ou exame.

Leia mais: Confirmação de consultas e exames

No caso de respostas positivas. O sistema já transfere a resposta para a base de dados da instituição e avisa com o status confirmado.

No caso da resposta negativa. O sistema já desmarca o horário imediatamente. Fazendo com que o horário seja preenchido por outro paciente que estiver precisando.

Para que esse sistema funcione corretamente deve ocorrer uma integração com o sistema de gestão (ERP). Usado pelo cliente. Possibilitando dessa forma o envio e o retorno automático das mensagens.

Esse serviço é extremamente benéfico para a instituição. Pois além de ajudar a diminuir a taxa de não comparecimento dos pacientes. Simplifica o trabalho da atendente diminuindo as ligações de confirmação que ela teria que realizar. O que por consequência reduz também os custos da empresa.

Para termos uma ideia, atualmente, 98% das pessoas abrem as mensagens de SMS, e mais de 40% já responde se vão ou não comparecer a consulta ou exame, essas estatísticas provam como o serviço do call center pode diminuir e focar apenas nas marcações.

Outro fator positivo desse serviço é o fato de ele ser menos invasivo do que uma ligação, pois com o SMS o paciente pode ler e responder quando em um momento mais oportuno.

CM Envia

Uma vantagem muito positiva do SMS é que ele é claro e direto.

Por ter uma quantidade limitada de caracteres a mensagem é, na maioria das vezes, direta ao ponto sem rodeios, por isso, é bem aceita e costuma ter uma alta taxa de abertura.

O SMS usado para se relacionar com o paciente traz benefícios para ambas as partes da moeda, profissional da saúde e paciente.

Mas por quê falamos do SMS?

Porque o CM Envia é uma plataforma que faz a comunicação com o seu paciente, de maneira efetiva por meio do SMS.

Visto que existe uma necessidade e vários clientes estavam pedindo uma plataforma para facilitar a comunicação com o seu paciente.

O CM Envia uma plataforma feita especialmente para o profissional da saúde se relacionar e manter mais próximo do seu paciente, mantendo o mesmo engajado. Tudo isso será feito de maneira muito simples e rápida. Com o intuito de tomar o mínimo de tempo do profissional.

Ele abrange um leque de oportunidades de uso por parte do profissional de saúde. Não impondo restrições de uso para as instituições. E pode ser usado por instituições de qualquer porte, de pequenos consultórios a grandes hospitais.

É um produto desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro. Levando em conta todas as suas especificidades e de como o usuário irá se beneficiar da melhor maneira possível do serviço.

Além disso, ele também leva em conta a facilidade e praticidade. Visto que o serviço é feito para auxiliar nos seus resultados.

Seus principais benefícios são a redução dos gastos operacionais, mais rapidez e eficiência nas comunicações, maior discrição e objetividade, deixa sua agenda em dia, fideliza pacientes, redução da fila de espera do Call Center e da taxa de não comparecimento. Entre muitos outros.

Conclusão

A jornada do paciente tem mudado drasticamente nesses últimos anos. Podemos elencar diversos fatores que contribuíram: novas práticas de gestão, inserção de novas tecnologias, melhoria continua de processos…

Com isso, a jornada do paciente dentro do atendimento tem ficado cada dia mais satisfatória e ágila devido a inserção de novas tecnologias.

Os produtos citados no texto contribuem cada um de sua maneira para a melhoria da jornada. Além disso, trazem benefícios para todos os envolvidos.

A Central de Marcação Online (Agendamento Online) propicia uma maior rapidez, conforto, agilidade e para a instituição redução de custos com o a agendamento de consultas e exames.

O CM Pague (Pagamento de consultas) contribui junto com o CMO, nos pontos levantados no parágrafo anterior. E com inadimplência zero.

O CM Confirma ( Confirmação automática) reduz a taxa de no-show. Poupando também tempo para os envolvidos no processo

O CM Envia aumenta o engajamento entre paciente e profissional de saúde, o que reflete diretamente na satisfação do paciente.

Em breve, estaremos com mais soluções para melhorar ainda mais o atendimento das instituições. Buscando sempre o melhor atendimento para nossos parceiros e seus clientes.

 

Se você gostou do que viu e gostaria de bater um papo com um de nossos especialistas em atendimento. É só clicar na imagem abaixo, que entraremos em contato com você.

entre em contato conosco

Sem comentários
Postar um comentário

Mais de 10.000 profissionais de saúde recebem nossas novidades semanalmente.

Não fique de fora! É 100% gratuito