CM Tecnologia / Infográficos  / O que podemos aprender com os melhores hospitais do mundo?
oqueosmelhoreshospitais

O que podemos aprender com os melhores hospitais do mundo?

Independentemente da especialidade da sua instituição ou de qual sua posição atual no mercado, ela precisa constantemente buscar melhorias. Os melhores hospitais do mundo, costumam apresentar alguns pontos em comum na gestão hospitalar. Alguns exemplos são atendimento humanizado, investimento em tecnologia, profissionais qualificados e excelente infraestrutura.

Ou seja, existe um porquê para elas estarem em destaque, afinal, quando pensamos na saúde de nossos familiares sempre procuramos o melhor.

Neste post, vamos mostrar algumas das principais instituições do mundo que se mantêm em boas colocações em rankings mundiais. Vale lembrar que boa parte delas estão localizadas na Europa e nos Estados Unidos. Confira!

Johns Hopkins Hospital

Instalado em Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos, o Johns Hopkins Medicine é um dos melhores hospitais do mundo. Nesta instituição, o ambiente foi estrategicamente projetado para oferecer o melhor tratamento aos pacientes.

O Hospital Johns Hopkins surgiu em 1889 e foi classificado como o primeiro do país pela News & World Report. Como uma organização consolidada no mercado, atualmente, equivale a cerca de oito bilhões de dólares, segundo a própria fundação.

Colaborações internacionais

O conhecimento em medicina, enfermagem, saúde pública, educação médica, pesquisas e administração, proporcionam ao Johns Hopkins condições de oferecer cuidados médicos por meio de colaborações sustentáveis e de alto impacto em todo o mundo.

Tratamento especializado

O atendimento ao paciente é uma das prioridades para esta instituição, que permanece há anos como uma das melhores do mundo.

Ela utiliza uma abordagem multidisciplinar para tratar com sucesso uma variedade de doenças e condições.

Os processos diagnósticos também são uma prioridade, visto que por meio desses dispositivos há uma garantia de diagnóstico adequado. A partir daí, utilizam o atendimento humanizado para personalizar a assistência aos usuários. Abaixo, algumas das áreas de especialização do Johns Hopkins :

Câncer

  • câncer colorretal;
  • câncer no fígado;
  • câncer pancreático;
  • câncer no estômago.

Neurocirurgia

  • gliomas;
  • meningiomas;
  • tumor espinhal.

Neurocirurgia pediátrica

  • malformação de Chiari;
  • craniossinostose;
  • cirurgia de epilepsia;
  • rizotomia dorsal seletiva espasticidade.

Tumores pediátricos no cérebro

  • astrocitoma cerebelar;
  • ependimoma;
  • meduloblastoma.

Chris Hani Baragwanath

O hospital Chris Hani Baragwanath é o terceiro maior do mundo. Atualmente, conta com mais de três mil camas e quase sete mil funcionários. A instituição fica na área de Soweto, em Joanesburgo, África do Sul.

Seu maior objetivo é alcançar o mais alto nível de atendimento ao paciente, com base em princípios científicos. Treinar o corpo de trabalho é outro propósito do Chris Hani, uma vez que aproximadamente 70% das internações são emergenciais.

Esse hospital foi construído no que hoje é Diepkloof, em 1942, para ajudar soldados britânicos. A partir de então, a instituição Baragwanath – como ficou conhecido depois de 1948 – cresceu, sendo supostamente o maior hospital do hemisfério sul.

Em 1997, seguiu-se outra mudança de nome, com a instalação sendo agora conhecida como Hospital Chris Hani Baragwanath, uma homenagem ao líder do Partido Comunista Sul-Africano, assassinado em 1993.

University of Texas MD Anderson Cancer Center, EUA

O MD Anderson Cancer Center, da Universidade do Texas, é uma entidade focada em tumores malignos nos Estados Unidos. Além de ser uma instituição acadêmica, ainda possui um centro de pesquisas e tratamentos.

Estes estudos proporcionaram, em 2014, que cerca de oito mil pacientes participassem de um estudo terapêutico, que explora novos tratamentos, tornando-se assim o maior programa de combate ao câncer no mundo.

Característica que tornam estes os melhores hospitais do mundo

Algumas características, às vezes subestimadas por instituições brasileiras, fazem toda a diferença na assistência do usuário. Veja abaixo alguns pontos comuns nestas entidades que as tornaram referências no campo da saúde.

Atendimento humanizado

Qualquer indício de doença coloca os usuários em uma situação de tensão. Doenças provocam variadas emoções, dessa forma, é imprescindível que os profissionais de saúde estejam preparados para lidar com esses sentimentos.

Muitos estudos mostram que a relação paciente e equipe pode ser mais importante que a qualidade do tratamento técnico oferecido. Esse tipo de acolhimento considera a integração entre a qualidade técnica e de relacionamento que se desenvolve entre os pacientes.

Existem algumas características perceptíveis aos usuários, quando estão de fato recebendo um atendimento humanizado, como:

  • abordagem baseada na ética profissional;
  • tratamento individual, ou seja, considera a pessoa como um todo e não a classifica de maneira generalista;
  • cuidado realizado com empatia, atenção e acolhimento integral;
  • presença de um olhar sensível para as questões humanas;
  • respeito às diferenças;
  • comunicação eficiente, levando em consideração o estado emocional do paciente e da família;
  • atendimento que transmita confiança, segurança e apoio;
  • estrutura física que atenda às necessidades de cuidado e tratamento.

Investimento em tecnologia

A tecnologia para hospitais tornou-se uma das principais aliadas da gestão, na medida em que proporciona bem-estar aos usuários. Sabe-se que atualmente não basta ter somente uma equipe técnica qualificada, apesar de ser muito importante.

Em um mundo em que as informações chegam cada vez mais rápidas, as unidades de saúde devem acompanhar as inovações. Ao ter uma gestão eficiente, capaz de organizar um número grande de dados, a instituição automaticamente otimiza muitas atividades.

Entre as ferramentas tecnológicas mais importantes para a gestão hospitalar estão os softwares, plataformas de comunicação e armazenamento digital. Considerando as especificidades de cada um desses dispositivos, eles agilizam a organização de informações e seu acesso a elas.

Profissionais qualificados

Os profissionais de saúde são os representantes da instituição como um todo. Dessa forma, se não executarem uma boa assistência, o paciente provavelmente vai desqualificar o hospital.

O aperfeiçoamento, independente do cargo em que o funcionário se encontra, é fundamental. É necessário que o profissional seja incentivado pela instituição a investir em cursos, novas línguas e participar de palestras, por exemplo.

Essas ações são uma tentativa de garantir a harmonia no ambiente de trabalho, e conseguir visualizar o progresso de cada membro da equipe. Outras estratégias são otimizar áreas que não estão sendo tão bem assistidas e potencializar aquelas que já apresentam bons resultados.

Infraestrutura de excelência

A ausência de uma infraestrutura hospitalar adequada pode gerar diversos conflitos no dia a dia da instituição. Além de causar ainda mais riscos físicos aos usuários.

Para manter uma boa condição nos atendimentos, o primeiro passo é mostrar que se preocupa com o bem-estar dos pacientes. Também, é primordial implementar recursos que provem que a infraestrutura do hospital ou clínica, é segura.

Os melhores hospitais do mundo

Uma das primeiras recomendações que ouvimos é procurar sempre um hospital reconhecido. A preocupação em receber um tratamento médico que ofereça cuidados de qualidade e que disponha de profissionais capacitados é constante. Principalmente, porque basta um único erro para que a vida de um paciente seja colocada em risco.

Neste artigo, ao apresentar alguns dos melhores hospitais do mundo, a intenção é mostrar bons exemplos na saúde, que podem ajudar em algumas decisões em sua entidade.

É claro que nenhuma unidade de saúde é igual, já que todas possuem suas limitações e seus próprios processos. Mas, espelhar-se em casos de sucesso é uma estratégia inteligente para alcançar seu objetivo de estar entre as melhores.

Estude como funcionam os procedimentos nas mais variadas instituições brasileiras. Inspire-se naquelas que apresentam um atendimento superior, afinal a busca pela ascensão precisa ser constante. Os melhores hospitais do mundo não começaram com a excelência que apresentam hoje, um dia já se inspiraram nas boas referências do mercado.

Leia mais: Votação para o Oscar da Saúde 2019 bate recorde

Sem comentários
Postar um comentário