Como causar uma boa primeira impressão no seu paciente

CM Tecnologia / Jornada do Paciente  / Como causar uma boa primeira impressão no seu paciente

Como causar uma boa primeira impressão no seu paciente

Você já se perguntou se o ambiente da sua clínica ou consultório agrada aos seus pacientes? A ideia de que a primeira impressão é a que fica pode até não ser sempre verdade. Mas projetar um impacto positivo logo no início é fundamental para qualquer negócio e área de atuação, incluindo o segmento da saúde.

Quando um paciente entra em uma sala de espera agradável e confortável, essa primeira percepção é vantajosa para a avaliação que ele fará do atendimento como um todo. Por outro lado, se a sala é apertada, desorganizada e barulhenta, o sentimento gerado é de desconfiança e falta de credibilidade com o serviço.

Por isso, é importante tirar algum tempo para pensar em como organizar a sua clínica para promover um ambiente no qual seu público se sinta confortável e à vontade – e forme uma imagem positiva do seu trabalho desde o começo!

Dicas para criar um ambiente agradável e adequado na sua clínica ou consultório

Cores e percepções

cores

Você sabia que as cores têm grande influência na assimilação ou avaliação de um ambiente? A chamada Psicologia das Cores aponta que a percepção das pessoas em relação a produtos, locais e objetos é distinta a depender das tonalidades presentes. Por este motivo, as cores escolhidas para o seu consultório devem transmitir calma e aconchego.

Em um ambiente no qual as pessoas estão sofrendo dores ou aguardando algum diagnóstico (sem falar no estresse de eventuais atrasos), é de fato importante pensar em formas de proporcionar mais tranquilidade aos pacientes.

Nesse sentido, cores claras são boas escolhas. Optar pelo verde (associado à saúde) e o azul (que representa calma, confiança e segurança) também é uma decisão acertada. Evite que todas as paredes sejam pintadas de uma única cor. Isso passa a ideia de monotonia, o que pode tornar a espera algo mais chato, moroso e estressante. O uso parcimonioso de quadros e objetos de decoração para alegrar o espaço também é recomendado.

Ambientes planejados

Todos os espaços da clínica precisam estar limpos e organizados. Ao planejar a disposição dos ambientes, considere a circulação e a segurança dos pacientes, lembrando-se de que eles precisam se locomover com facilidade (em especial os que possuem mobilidade reduzida). Se você recebe crianças, é necessário se preocupar com os objetos que ficam ao alcance da mão, prevenindo possíveis acidentes.

No que diz respeito à exposição de diplomas e certificados no consultório, tenha em mente que o ideal é evitar excessos e exibir apenas os mais pertinentes. Esses documentos são importantes para transmitir credibilidade, mas contenção e sobriedade são atributos positivos para um médico.  

Som ambiente

som ambiente

Se você tem um aparelho de televisão na sala de espera, é importante que ele esteja com o volume adequado para não atrapalhar a recepção e evitar desconforto auditivo.

Uma boa ideia é casar o conteúdo exibido no aparelho com as especialidades oferecidas na clínica. Você pode exibir, por exemplo, programas sobre saúde e dicas de alimentação.

Se optar por colocar música ambiente, lembre-se de que a ideia é transmitir tranquilidade.

A distração é bem-vinda

Revistas e livros são uma ótima opção. Mas fique atento para não disponibilizar publicações muito antigas – elas causam a impressão de desinteresse. Oferecer café, água, chá e algumas opções de lanche simples também ajuda a tornar o tempo de espera mais agradável.

Avalie, ainda, o número de cadeiras necessárias na recepção para que nenhum paciente tenha que esperar em pé.

O fator humano

Além do médico, existe outro profissional que influencia bastante na imagem de um consultório: a(o) recepcionista ou secretária(o). Visto que esta pessoa atua como o braço direito do médico, deve desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo, desde atender o telefone e agendar consultas a organizar a ordem do atendimento.

Por isso, é importante que esse profissional tenha facilidade em lidar com o público e que seja paciente, atencioso e esteja sempre bem informado para tirar dúvidas.

 

 

Autor: Equipe do iMedicina, software e serviços completos para aumentar o faturamento de clínicas e consultórios.

 

E aí, gostou das nossas dicas? Compartilhe a sua opinião com a gente nos comentários!
Ou entre contato conosco clicando na imagem abaixo.

entre em contato conosco

 

 

Sem comentários
Postar um comentário

Mais de 10.000 profissionais de saúde recebem nossas novidades semanalmente.

Não fique de fora! É 100% gratuito