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Como reduzir custos dentro de sua instituição de saúde

Tem sido cada vez mais difícil economizar, reduzir custos, e principalmente, aumentar o lucro e o faturamento. Se isso já acontece em nossa vida pessoal, imagine dentro de uma organização de saúde.

Reduzir custos não é uma tarefa fácil, porém, com bons profissionais de gestão e alguns passos que abordaremos ao longo do texto, a jornada fica mais tranquila e bem direcionada para este objetivo. 

Continue lendo esse artigo e você saberá como conseguir aumentar o seu faturamento.

Clique aqui e confira nosso infográfico: comparativo entre Agendamento Online e Call Center

Como reduzir custos dentro de sua instituição de saúde

Como reduzir custos dentro de sua instituição de saúde

Em pequenas etapas detalhadas abaixo falaremos sobre algumas atitudes que ajudarão você a reduzir custos dentro da instituição sem prejudicar os pacientes e os profissionais.

Identifique pontos de melhoria

Definir o público-alvo e analisar suas demandas são os primeiros e mais importantes passos para entender o que pode ser aproveitado e o que precisa ser aprimorado nos processos e nas operações da sua instituição.

A partir dessa análise, o gestor terá informações suficientes para definir uma estratégia que seja realmente adequada, de acordo com o caminho que deseja seguir e os resultados que pretende alcançar, e não irá tomar decisões que podem ser desnecessárias, e automaticamente, gerar custos desnecessários.

Por isso, o progresso do ambiente estrutural e operacional da clínica deve considerar tanto oportunidades, quanto riscos do negócio, para que não ocorram perdas.

Estabeleça metas e objetivos a cumprir

A partir da identificação dos pontos fortes e dos fatores passíveis de melhorias, pode-se passar para a definição das metas a serem alcançadas.

Os resultados almejados podem ser divididos em metas ou planos quantificados de ações. 

Isso, futuramente, dará ao gestor uma base para analisar as métricas de desempenho, a fim de perceber se elas foram verdadeiramente obtidas.

Envolva a equipe na gestão

Por mais que a gestão de qualidade envolva muitos conceitos, os principais são básicos e perfeitamente aplicáveis no caso das instituições de saúde:

  • Foco na satisfação da jornada do paciente;
  • Melhorias contínuas dos processos (para promover aprendizado e proatividade dos seus colaboradores);
  • Promoção do sentimento de pertencimento (aumentar a participação e o envolvimento dos profissionais).

Nesse cenário, o gestor deve estimular o compromisso de seu time com a boa realização dos processos e apreciar as funções organizacionais como uma série de passos interligados, cada um dos quais poderá ser individualmente melhorado.

Utilize a tecnologia a favor da instituição e contrate um software de agendamento online

Que tal modernizar alguns de seus processos mais tradicionais como a marcação de consultas?

Nesse caso, você pode implementar um serviço de agendamento de consultas e exames online, o que ajudará a reduzir custos relativos à sua equipe de call center. Alguns dos benefícios são:

  • Diminuição da sobrecarga de serviço dos colaboradores;
  • Mais comodidade aos clientes;
  • Probabilidade quase nula de falhas humanas;
  • Superação dos concorrentes que, no fim das contas vai gerar mais lucros!

Se tudo isso vem em um único pacote, por que não aproveitar?

O agendamento de consultas online é um passo necessário para as instituições que desejam propiciar um novo canal de comunicação, aumentar a rapidez e a satisfação da marcação, além, é claro de reduzir custos.

Será possível reduzir custos pois não existirá a necessidade de um atendente para operar o sistema e os processos são totalmente automatizados.

A Central de Marcação Online funciona de maneira intermitente, ou seja, 24 horas por dia 7 dias por semana.

O paciente tem a possibilidade de marcar a sua consulta no horário que ele desejar. Não existindo, portanto, a necessidade de que esse agendamento seja feito no horário comercial.

Para que você possa calcular o quanto você gasta por procedimento no seu call center, desenvolvemos uma calculadora.

Clique aqui e acesse a nossa calculadora e saiba o quanto você está gastando com essa área.

Basta preencher algumas informações e ela te informará o quanto você está gastando em média com sua equipe.

Como reduzir custos dentro de sua instituição de saúde

Uma estratégia que também tem dado grandes resultados é combinar o agendamento online com a confirmação automática de consultas e/ou exames.

Aumentando o faturamento

Agora que você já sabe quais medidas são importantes para economizar e reduzir custos dentro de sua instituição, saiba algumas dicas valiosas para, além disso, aumentar o seu faturamento!

O que exatamente é faturamento?

O faturamento depende de diversos setores da instituição, como, por exemplo:

  • Enfermagem;
  • Farmácia;
  • Diagnóstico;
  • Laboratório;
  • Nutrição, etc.

Por este motivo, o faturamento é delicado e deve receber atenção redobrada para que não ocorram erros nas informações.

Para que o setor de faturamento execute plenamente suas funções. É necessário que todos os setores da instituição cumpram uma sequência de atividades de maneira eficiente até chegar ao faturamento.

Ele é basicamente o órgão responsável pela confecção das contas hospitalares dos pacientes, e como todo setor, este também pode ser otimizado.

Elimine processos inúteis

De nada adianta aumentar o esforço e o trabalho da sua equipe para desenvolver processos que não contribuam para alcançar os objetivos da instituição ou a satisfação dos pacientes.

Além de serem inúteis, estas atividades desmotivam o time, que não vê sua energia se transformando em benefícios.

Por isso, ao encontrar erros grosseiros, processos inadequados ou atividades duplicadas, corrija-os rapidamente. Assim você perceberá como essa postura não deve tomar muito tempo ou exigir muitos investimentos, mas trará resultados imediatos.

Abuse da melhoria contínua

Ao contrário da melhoria radical, a melhoria contínua não busca uma quebra de paradigmas ou mudanças completas do processo.

A melhoria contínua traz mudanças pequenas e frequentes para a instituição de modo a incrementar os processos aos poucos.

Otimize os serviços prestados

A maior prioridade ao alterar os processos de sua instituição deve ser o aumento da satisfação dos pacientes.

Aí entra a otimização dos serviços prestados cujos objetivos são:

  • Reduzir o tempo de espera;
  • Facilitar a interação dos clientes com a clínica;
  • Tornar mais prático o agendamento de exames com um bom sistema de marcações online;
  • Acelerar a emissão de resultados, etc.

Conclusão

Não é tarefa fácil reduzir custos e economizar dentro de uma instituição de saúde, mas vimos no artigo acima que não é impossível.

Pequenas mudanças já serão capazes de reduzir custos, o retrabalho e desperdício de recursos. Sem contar que a maioria das alterações influenciará na satisfação de seu paciente, o que sabemos que é de extrema importância.

Estabelecer metas e organizar os setores são os passos iniciais. Depois disso, seguir os pontos que citamos ao longo do texto, é o caminho para o sucesso!

Se ainda restar alguma dúvida, conte conosco, não hesite em perguntar!

 

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